sexta-feira, 1 de julho de 2011

OS CHUTES DA COPA AMÉRICA 2011

Por Fabrício Rodrigues (@velhoerico)
Correspondente na Av. Mauro Ramos e região
________________________________________________________



 
“LA CUEPA ÉS UNA BARBADA”


Depois de acertar alguns portentosos chutes e errar várias outras previsões desastrosas, eis que O Mundo Delirou, por falta de opção, voltou a ouvir seu oráculo esportivo, o refugiado de guerra e grande mentor do futebol criciumense Erico Nielski, que veio afiado com novos pitacos para a Copa América que se aproxima.

Diferente do polvo Paul, que acertava todas mas que morreu jovem, o velho Erico Nielski que errou muito e por isso tá quase comemorando o centenário, recebeu a reportagem do blog em seu afável bunker no bairro do Pinheirinho e cantou de galo: “eu não falei que o Uruguai ia tocar o terror meu filho?”. Ao que o ladino repórter d’O Mundo Delirou recordou: “mas o sr. também apostou forte na Grécia e na Coreia do Norte”. E recebeu o revide: “Eu confundi com aquele time lá que ganhou, os de vermelho... é a idade, a idade...”. Sei.


Erico Nielski, idade desconhecida, diz que ajudou
a fundar o Comerciário E. C. e, claro, o Criciúma


O Mundo Delirou: Então seu Erico, o que o sr. manda de previsão aí pra esse campeonato? Vai dar Messi ou Neymar?

Erico Nielski: Não.


OMD: Como assim não? É um ou outro pô.

EN: Não não não... nem um desses perebas aí. Vai dar Uruguai com o Japão de vice!


OMD: Mas de novo o Uruguai?

EN: Sempre! Eu ganhei um mês de galinha com polenta lá da Veneza na última Copa apostando neles. E digo mais, vão ganhar a final em cima do Japão!


OMD:  Mas e o Messi?

EN: Ah, coitado. O time dele é ruinzinho né? Se ele tivesse o Roni ou o Pirão pra ajudar ali no meio-campo eles até teriam chance, mas desse jeito aí duvido muito...


OMD: E o Neymar?

EN: Ah, não gosto dele não. O time dele bateu o Criciúma na final da Libertadores. Não posso torcer pra ele.


OMD: O sr. quer dizer o Peñarol, não o Criciúma...

EN: Hã??


A entrevista foi gentilmente interrompida por dona Dolores Nielski, que deu a dose necessária de Gardenal para o marido continuar a conversa, que ele preferiu mandar por Telex no dia seguinte:


Os Favoritos

O Uruguai, porque me dá sorte, e o Japão, porque se eles forem bem num campeonato que nem é do continente deles, um dia se tornarão imbatíveis. Mais ou menos como o Criciúma ganhando a Champions League, entende? O Paraguai pode se dar bem também, mas eles têm que bater mais, o time deles é muito educado, isso não pega bem na Copa América... Vou apostar na Venezuela também, até porque ninguém mais aposta e eu vou levar uns trocados. La Cuepa és una barbada, chico.


As Decepções

Todos os outros, com destaque pra Argentina, porque na melhor das hipóteses vai ser campeã de um torneio muito do fuleiro. O Chile é outro, aqueles caras que o governo manda perder de goleada só pra ficar com fama de país amigo, simpático, essas coisas aí da máfia... (N. do E: ?!?!!??!) A Colômbia não tem mais aquele dirigente bom deles lá, o Escobar, um cara firme, e isso enfraquece a seleção. Os outros países eu não sei nem onde ficam...


E o Brasil??

Hmm... continua com aquele time que atacava quatro vezes o jogo inteiro e sempre ganhava de três a zero?

Repórter: Não seu Erico, agora o time privilegia o talento, tem um meio-campo leve e habilidoso no lugar do Felipe Melo, Josué, Gilberto Silva, Kléberson, Júlio Baptista...

Ah, então não ganha não, meu filho...


Seu Erico em sua breve carreira de astrólogo, antes de ter
sua licença cassada, nos anos 50. "Já fui bom nisso!", afirma

--

Nenhum comentário:

Postar um comentário